CONTINUANDO...
Outra pergunta do jornal, foi (e não poderia faltar, se é que me faço entender) sobre o Município de Duque de Caxias. O Jornal, perguntou sobre “A IMPORTÂNCIA” dessas unidades (CVT’s) existentes naquele Município e dos projetos a eles destinados. O presidente respondeu que o objetivo dos CVT’s é a formação profissional conforme a “VOCAÇÃO” da região. Disse, ainda que , naquelas localidades, “AS FORMAÇÕES SÃO DISTINTAS”, portanto deveria ser diversificada a qualificação naquelas localidades em atendimento a demanda. Citou o CVT do PARQUE MUISA com a intenção de qualificar para a construção civil. O de SARACURUNA, para o mercado de polímeros e o de OLAVO BILAC com direção para a moda e vestuário. Disse também que tem mais quatro na Baixada Fluminense. Em Nova Iguaçu, com direção para COSMÉTICOS. BELFORD ROXO para formação de Assistência Técnica em micros. E São João de Miriti e Mesquita , para a constrição Civil.
Minha opinião: Muito extranho, que o Sr. Presidente não tenha citado o CETEP de Belford Roxo como o PIONEIRO sobre POLÍMEROS. Logo ele, que atendendo a um chamado meu, nos visitou e nos ajudou em um momento critico. Outrossim, me espanta essa estório de que existem “VOCAÇÃO” para uma região ou localidade. Quem disse, onde está escrito, que no PARQUE MUISA só tem gente querendo trabalhar na construção civil?? Será que o Sr. Secretário eo Sr. Presidente (da FAETEC) e incluo ai, também, o Sr Governador, qualificam o pessoal residente nessa localidade como “PIÃO DE OBRA”?? Será que lá, no MUISA, ninguém tem direito a ser um médico como o Sr. Alexandre Cardoso?? Ou um Professor, como o Sr. Presidente da FAETEC??
Atenção pessoal morador de Olavo Bilac. Todos, sem exceção, com a mão nas tesouras e nos tecidos. Outras profissões estão proibidas pelos governantes do Estado do Rio de Janeiro.
O mesmo poderemos dizer para o pessoal de São João de Meriti e Mesquita. So poderão escolher entre ser pedreiro ou carpinteiro; Eletricista ou bombeiro hidráulico; Colocador de piso ou azulejo em paredes. E assim vai desdeque estejam na construção civil.
Ninguem, esta autorizado, a “ESTUDAR” e obter uma formação em uma outra coisa que não seja a determinada, pelos “POLITICOS” para a região onde mora. Ou vai ser o que eles querem ou mude-se dela. É a única escolha que você tem.
O Jornal continua perguntando: Se a vai estabelecer parcerias com governos Municipais. E Celso responde que essa iniciativa já existe. Que basta ver os CVT’s e FAETEC DIGITAL, que muitas são em parcerias com as Municipalidades.
Minha opinião: Bem a exemplo do que já relatei anteriormente, mostra, ai, mais uma vez os interesses pessoais de “ALGUEM”. A Municipalidade entra com o local, o pessoal de apoio e com a indicação da direção. A FAETEC entra com o EQUIPAMENTO, (alugado); com a didática e com os docentes. O pessoal de apoio, aquele que ganha mal por ser pago pelas Prefeituras, não trabalham satisfeitos. O aluguel de equipamentos, quando com defeito, demora a ser reparado prejudicando o aprendizado dos alunos que já não tem nenhuma didática a contento. Os Professores, passam a ser mais amigos doque propriamente “professor”. Fazem mais pelo convívio e pelo interesse doque por ser servidor estipulado para tal função. Volto a enfatizar sobre que deveriam ensinar PROFISSIONALISMO e não ORKUT, MSN e BATE PAPOS.
Por fim o Jornal pergunta, para “BABAR” o incopetente do Governador. “QUALA SUA OPINIÃO SOBRE O GOVERNO DO ESTADO?” e o Presidente, é claro, responde que acredita no governo do Sr. Cabral e que faz parte dele porque tem objetivos e estratégias. Que se trata de um Governo “LEGITIMO” e com políticas públicas definidas.
Minha opinião: LEGITIMIDADE inquestionável. Até eu acreditei nele em épocas de campanha eleitoral e votei para que ele estivesse ai onde está.Mas competência??!! Eu não vejo competência popular. Administrar a minha empresa é muito fácil; O difícil, é administrar a vida dos outros e principalmente de forma coletiva. Isso o Sr. Cabral, Seu Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e mais o Sr. Presidente da FAETEC, não podem ser bons porque trata-se da vida dos outros e não da casa ou empresa particular de cada um.
O Sr Presidente da FAETEC deve ter algum preparo para poder estar a frente de uma Instituição como essa, porem tem que estar a serviço do Sr. Secretário e do Sr. Governador não podendo fazer o que deve ser feito, mas sim, o querem que ele faça. Se estiver contra os interesses dos “poderosos” (entre aspas mesmo) não fará parte desse comando.
Por fim devo lembrar que o Sr governador disse,em campanha eleitoral que tudo faria pelos alunos das FAETEC; Lá em ITABORAÌ, por ocasião de uma palancada. To esperando até hoje. Enviei ao seu Gabinete um E-Mail e ta agora.....só uma resposta automática.Outrossim, refiro-me ao LABORATÓRIO PARA O PRIMEIRO CURSO DE POLÍMEROS EM BELFORD ROXO. A Verba já esta liberada, mas quanto a execução da obra.... só Deus sabe.
Os alunos que terminaram o PRIMEIRO CURSO TÉCNICO EM POLÍMEROS, ainda não puderam ter seus ESTÁGIOS TÉCNICO executado, apesar de exigido pela FAETEC. Esta não se mexeu a procura de entendimentos com o empresariado. Uma parceria entre a Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação, Secretaria de Industria e Comercio, todas do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e a FIRJAN, resolveria isso rapidinho; Mas, parece que ninguém pensa nesse governo.
O Administrador de Mensagens
Enfatizo, que a minha opinião não foi partilhada com mais ninguém até a hora da postagem desse artigo no blog. As opiniões que vierem a ser adicionadas terão o meu aval, sendo quais forem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro Amigo. Poste seus comentários. Ele é importante para que saibamos o seu pensamento e possamos corrigir possiveis erros.