domingo, 10 de maio de 2009

005 - 10/05/2009 - MATÉRIA SOBRE AFAETEC - I - INICIO


AMIGOS,
Convivo em meios políticos e como tal, na Câmara de Vereadores de Belford Roxo. Lá podemos contar com algumas publicações de periódicos de pouca expressão e circulação local ou regional, tal qual um chamado “JORNAL IMPRENSA”. Consta, em sua ficha de expediente, que esse dito tem sua sede no Município de Duque de Caxias, vizinho de Belford Roxo, e que já esta em seu XIX ano, na edição de nº 195 referente ao período quinzenal para 16 a 30 de abril de 2009.
Na circulação acima, entre as chamadas de capa, dois fatos me chamaram a atenção. Na página dois, matéria sobre um “MUSEU CIENCIA E VIDA”, e na página sete, “FAETEC BUSCA CRESCIMENTO E EXELENCIA”. Os protagonistas dessas duas matérias, nada mais são que comandante e comandado da mesma Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro.
Nada de mais se não fosse o “comandante” um político que tem seu curral eleitoral no Município sede do jornal.
Na primeira matéria, sobre o Museu, o Sr. Secretário, faz lembrar o idiota do ex-prefeito do Município da cidade do Rio de Janeiro, o Cesar Mala, por ocasião do seu primeiro mandato, querendo elitizar construindo um Museu “Buguem Rainer”. Nem sei falar o nome dessa coisa direito. Só sei que é elitizado demais para o povo carioca. Agora temos outro “CESAR”, querendo inventar.
O Sr. Secretário, um médico que não clinica mais, trocou seu jaleco branco por computadores. Alias, trocou pelo espalhamento de computadores por uma instituição que deveria estar formando profissionais, mas pelo que se percebe, só forma pessoas com conhecimentos para atuar em “LAN HOUSES” e navegação em salas de “BATE PAPOS” por ai. Eu explico. Garotinhos a partir dos 12 anos entram nos cursos de informática para aprenderem a navegar nos “ORKUT’s”, nos “MSN’s” e salas de “bate papos da vida. O que deveria ser feito realmente, é “COPIAR” o que fazem alguns cursos particulares de informática. Alem de ensinar a operar um micro, ensinam a trabalhar em um escritório de contabilidade ou administração de pessoal. Ensinam, na pratica a escriturar um balanço, livro caixa, e folha de pagamentos de pessoal.
Isso, sim, é ensinar PROFISSIONALISMO.
Gastar-se-a R$ 18 milhões para reformar um prédio para se expor coisas que o Sr. Governador tem a OBRIGAÇÃO de mostrar dentro do prédio da escola. Mas o principal objetivo é a locação de aparelhos de informática em um Cyber-Café público, mas com administração particular, que o Sr. Secretário quer manter no local. O Sr Secretário, enfatiza sempre, em suas entrevistas, que é importante para “DUQUE DE CAXIAS”. Porque será???
Na outra matéria, sobre a FAETEC, o novo Presidente da Instituição, concede uma entrevista, ao Jornal, enfatizando que entre suas PRIORIDADES estão o processo de crescimento (palavra da moda atualmente)em busca de padrão de EXCELENCIA.
O Jornal pergunta a Celso Pancera, o atual Presidente, sobre suas prioridades. Ele responde que “UMA DELAS É ADEQUAR AS UNIDADES EXISTENTES A UM PADRÃO DE EXCELENCIA”. Que estão reformando e climatizando algumas . Quer implantar mais “CVT’s” para chegar a 40 no Estado até 2010.
Minha opinião é que esse é o caminho certo, porem não se pode cair em erros como iniciar e não concluir uma coisa já começada. Refiro-me ao CURSO TÉCNICO EM POLÍMEROS, já existente em Belford Roxo (PIONEIRO) que antes de se concluir as instalações do laboratório o Sr Secretário foi logo arrumando um jeitinho de fazer um La na sua base eleitoral – SARACURUNA. Lá, foi adquirido maquinário de treinamento (Injetora, Extrusora e sopro para plásticos) alem de todo o material para laboratório químico, mesmo que não tenha utilidade para o curso. Ao se montar o estabelecimento, usou-se a estrutura conhecida como “CVT” e permaneceram com UNIDADE DE Belford Roxo estruturada como CETEP. Isso não permite que os alunos do CETEP tenham direitos ás benéficias que tem um “CVT”.
O jornal pergunta qual será a marca de sua gestão. Celso responde: A expansão em 90% dos Municípios do Estado.
Minha opinião: Para se alcançar 90% dos Município, basta não se acrescentar mais nada aos Municípios que já tenham alguma unidade representativa da FAETEC, seja com Escolas Técnicas, CETEP’s ou CVT’s. Basta se procurar a Municipalidade onde não tenha nenhuma representação e lançar, lá, uma unidade. Porem, acho que deve ser feito uma pesquisa, com o povo, sem indução, e com muita transparência, para se saber qual é a maior solicitação do povo. E não delegar, ao bel prazer do Sr.Secretário ou Presidente, a vontade pessoal deles.

CONTINUA A BAIXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Amigo. Poste seus comentários. Ele é importante para que saibamos o seu pensamento e possamos corrigir possiveis erros.