PAUTA DA ENTREVISTA COM A NOVA DIRETORA (COORDENADORA) DO CETEP BELFORD ROXO EM 26 DE JULHO DE 2011 ÁS 14:00 HORAS PARA TRATAR DE ASSUNTOS LIGADOS AO CURSO TÉCNICO DEPOLÍMEROS.
ORDEM DO DIA (PELO CONSELHO DE ALUNOS DAS PRIMEIRAS TURMAS DE ALUNOS DO PRIMEIRO CURSO TÉCNICO EM POLÍMEROS DO CETEP BELFORD ROXO – FAETEC - ESTADO DO RIO DE JANEIRO)
1º) – COM A SAÍDA DO PROFESSOR ÁLVARO, QUE DE CERTA FORMA NOS DAVA ATENÇÃO E RESPOSTAS, PERGUNTO A CARGO DE QUEM FICARÁ A ATENÇÃO QUE NÓS OS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM POLÍMEROS, NECESSITAMOS??? A QUEM VAMOS NOS DIRIGIR QUANDO PRECISARMOS DE ALGUMA COISA AQUI NA SECRETARIA???
EM RESPOSTA A SENHORA DÉBORA, ME DISSE:
QUE FOI O PROFESSOR ÁLVARO QUE SAIU DA DIREÇÃO POR VONTADE PRÓPRIA E QUE ELA FOI CONVOCADA PARA OCUPAR ESSE CARGO A CONVITE DA PRESIDENCIA DA FAETEC. QUE O PROFESSOR EVANDRO ACHOU UMA OPORTUNIDADE MELHOR PARA ELE E DECIDIU SAIR. E QUE A PROFESSORA LUCIENE, AINDA NÃO TEM NADA DE CERTO SE ELA VAI SAIR OU NÃO. QUE DEVEMOS AGUARDAR O PRONUNCIAMENTO DELA.
MEU COMENTÁRIO:
EM CONVERSA COM O SUPERVISOR RICARDO, ELE ME DISSE QUE A NOVA MENTALIDADE DESSA DIREÇÃO É PARA QUE TODOS TRABALHEM MAIS. QUE SE O PROFESSOR ALVARO PERMITIA QUE QUEM TINHA QUE TRABALHAR 40 HORAS SÓ TRABALHASSE 20 OU MENOS, ERA PROBLEMA DELE, MAS, AGORA A PROFESSORA LUCIENE TERA QUE TRABALHAR ÀS 40 HORAS OU ENTÃO DARÁ A VEZ PARA OUTRA PESSOA.
ISSO MOSTRA QUE A FALTA DE TATO PARA CONDUZIR CERTOS FATOS COMO O DE NÃO SE ARRANJAR ALGUEM QUE EXECUTE A TAREFA DE COORDENAR O CURSO TÉCNICO EM POLÍMEROS, POIS, TEM QUE SER ALGUEM COM A FORMAÇÃO NA ÁREA E ISSO TA DIFICIL DE ARRUMAR.
A SITUAÇÃO DEIXA MARGEM PARA QUE EU PENSE QUE ESTÃO ARMANDO PARA ACABAR COM O CURSO DE POLÍMEROS DA UNIDADE DE VEZ JÁ QUE NÃO TEM NINGUEM QUE TENHA O CONHECIMENTO DA CAUSA E DOS PROBLEMAS DE POLÍMEROS PARA ATUAR NA UNIDADE E, AINDA SOMOS ALUNOS DA UNIDADE.
2º) – COM A CERTESA DA SAÍDA DO PROFESSOR ÁLVARO (DIRETOR DA UNIDADE), DO PROFESSOR EVANDRO (PRFESSOR ORIENTADOR DE ESTÁGIOS DO CURSO TÉCNICO EM POLÍMEROS) E POSSIVEL AFASTAMENTO DA PROFESSORA LUCIENE (COORDENADORA TÉCNICA DO CURSO DEPOLÍMEROS), QUEM SERÁ O ELO DELIGAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E O CETEP, A FAETEC E AS POSSIVEIS EMPRESAS ONDE ESTAREMOS FAZENDO ESSES ESTÁGIOS????
EM RESPOSTA A SENHORA DÉBORA ME DISSE:
QUE VAI LEVAR O CASO A DIREÇÃO E A PRESIDENCIA PARA QUE SE INTEREM DOS FATOS E APRESENTEM UMA SOLUÇÃO, POIS O PRESIDENTE (CELSO) DISSE QUE QUER RESOLVER ESSE PROBLEMA DE VEZ.
MEU COMENTÁRIO:
PERCEBO QUE ELA ESTA EMPURRANDO O PROBLEMA PARA A DIREÇÃO DA FAETEC PORQUE É ASSIMQUE QUEREM QUE ELA FAÇA. O CASO COM A PRESIDENCIA E A DIREÇÃODA FAETEC É UMA MANOBRA DE IMPOSIÇÃO DE OPINIÃO DELES E ACHAM QUE FICAREMOS VULNERAVEIS POR ACHAR QUE O CASO ESTA NA MÃO DELES E AGORA SERÁ RESOLVIDO. LEDO ENGANO VAMOS PRECIONAR EM BUSCA DOS NOSSOS INTERESSES E DIREITOS.
3º) – A SENHORA ME DISSE, PELO TELEFONE, QUE A DIREÇÃO DA FAETEC ESTARÁ VOLTADA A SERVIÇO DOS ALUNOS DO CURSO DE POLÍMEROS DO CETEP. ENTÃO, PORQUE A PRESIDENCIA (CELSO PANCERA), A VICE PRESIDENCIA EDUCACIONAL (MARIA CRISTINA) E A DIRETORA DO “DDE” (LEILA G.), ATÉ HOJE, NÃO RECEBEU A MIM E NEM A NENHUM DOS ALUNOS QUANDO PROCURADOS, DEPOIS DE UMA CERTA ÉPOCA, PARA CONVERSAÇÃO SOBRE UMAPROPOSTA QUE ANUNCIEI QUE APRESENTARIA???
EM RESPOSTA A SENHORA DÉBORA ME DISSE:
DISSEELA QUE NÃO TEM CONHECIMENTO DO FATO, MAS QUE VAI PROCURAR SABER O PORQUÊ DO NÃO RECEBIMENTO.
EU SOLICITEI A ELA QUE REINTERASSE O PEDIDO PARA QUE PUDESSEMOS DISCUTIR O ASSUNTO EM BUSCA DE UMA SOLUÇÃO QUE FOSSE FAVORAVEL A NÓS ALUNOS, PORQUE ATE AGORA SÓ FOI APRESENTADO PALIATIVOS QUE EM NADA NOS FAVORECE E QUE QUANDO TEMOS UMA OPORTUNIDADE COMO ESSA DA MAUSER, ACONTECE ALGUMA COISA QUE EMPERRA OS ACONTECIMENTOS.
ELA DISSE QUE VAI VER O QUE CONSEGUE SOBRE ISSO.
MEU COMENTÁIO:
MAIS UMA VEZ ELA EMPURRA A RESPONSABILIDADE PARA A DIREÇÃO DA FAETEC. ASSIM MESMO EU CONTINUO TENTANDO A TAL REUNIÃO PARA TRATAR DESSEASSUNTO A NOSSO FAVOR, É CLARO.
4ª) – CASO MAUSER – DEPOIS DE INUMEROS CONTATOS QUE “EU” FIZ COM A DIREÇÃO DE RH DA EMPRESA, CONSEGUI LEVAR O PROFESSOR ÁLVARO E O PROFESSOR EVANDRO ATÉ LÁ E FECHAMOS UM ACORDO PARA A OBTENÇÃO DAS VAGAS DE ESTÁGIOS. ATÉ ONDE “EU” PUDE SEGUIR EU TOMEI PÉ E CIENCIA DE TUDO O QUE ETAVA ACONTECENDO PORQUE EU ACOMPANHAVA DE PERTO O ANDAMENTO DA COISA. DEPOIS QUE PASSOU PARA O DOMINIO DA FAETEC, A COISA PASSOU A DEMORAR TANTO QUE PARECIA TER CAIDO NO ESQUECIMENTO. CONVENIO ASSINADO E AGORA FALTA A EMPRESA CHAMAR OS CANDIDATOS PARA A ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO E EFETIVAÇÃO DO ESTÁGIO. OCORRE QUE, AGORA, O PROBLEMA É O SEGURO OBRIGATÓRIO DE CONSTAR NO TERMO DE COMPROMISSO. A FAETEC SEMPRE PREGOU QUE BANCAVA ESSE SEGURO. A MAUSER DIZIA TER SEGURO. OCORRE QUE O DEPARTAMENTO JURIDICO DA EMPRESA VETOU A INCLUSÃO DS CANDIDATOS A ESTÁGIOS NESSA MODALIDADE PORQUE É DE ESCLUSIVIDADE PARA TRABALHADORES EMPREGADOS; A MODALIDADE PARA ESTÁGIÁRIOS É OUTRA. – DAÍ UM IMPASSE PARA QUEM FICA A DESPESA DE SEGURO DOS ESTÁGIÁRIOS. A MAUSER VOLTA-SE PARA O FATO DE A FAETEC SEMPRE TER DIVULGADO QUE TEM O SEGURO. A FAETEC DIZ QUE A MAUSER OPTOU POR ARCAR COM ESSA DESPESA PARA NÃO APRESENTAR DOCUMENTAÇÃO QUE COMPROVE SUA IDONEIDADE FISCAL.
PODEM ME APRESENTAR UMA SOLUÇÃO PARA ESSE IMPASSE ATÉ SETE DIAS OU APRESENTAR DOCUMENTAÇÃO QUE COMPROVE QUE A MAUSER É A RESPONSAVEL PELO PAGAMENTO DO SEGURO PARA QUE EU VÁ ATE A EMPRESA DISCUTIR ESSE ASSUNTO COM ELES??? DE CERTO, NESSA ESTÓRIA, É QUE NÓS OS EGRESSOS, ESTAMOS SENDO PREJUDICADOS POR IMPASSES POLITICOS/BUROCRATICOS.
EM RESPOSTA A SENHORA DÉBORA ME DISSE:
DA MESMA FORMA QUE RESPONDEU A QUESTÃO ACIMA ELA MEDISSE NÃO TER CONHECIMENTO DO FATO, MAS, QUE ANOTOU E VAI PROCURAR A CRISTIANE DA DIVEST PARA SABER O PORQUÊ E SE É POSSIVEL FORNECER TAL DOCUMENTO QUE SOLICITEI (CÓPIA DO CONVENIO COM A MAUSER), MAS QUE ACHA QUE NÃOPORQUE É UM DOCUMENTO INTERNO DA FAETEC E NÃO PÚBLICO.
QUANTO AO PRAZO ELA DISSE QUE COMO TEM MUITOS PROBLEMAS NO CETEP PARA RESOLVER, ELA VAI VER O QUE PODE FAZER, MAS NÃO PODEPROMETER NADA EM NOME DOS OUTROS.
MEU COMENTÁIO:
COMO ELA VAI LEVAR OS FATOS ATE A DIVEST, ACHO QUE VAI ACONTECER DE MAIS UMA VEZ DIZEREM QUE A FAETEC JÁ TEM CONVENIO COM A MAUSER E AGORA É O FATO DA MAUSER CONVOCAR OS CANDIDATOS PARA ESTAGIAREM. FALTARÁ ALGUEM DIZER PESSOALMENTE PARA A DIVEST QUE HÁ UM IMPASSE A SER RESOLVIDO ENTRE A MAUSER E A FAETEC. EU VOU LÁ FAZER ISSO VIA PROTOCOLO GERAL. SO ASSIM FORMA UM PROCESSO E AI VEM A SOLUÇÃO, MAS DEMORA UM POUQUINHO MAIS.
5º) – PORQUE A FAETEC NÃOPROCEDE COMO FEZ COM OS EGRESSOS DS CURSOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. PROCURE O SIMPERJ (POSSO LEVÁ-LOS ATE LÁ) E FECHE UM ACORDO DE COOOPERAÇÃO RECIPROCA (NOME BONITO) PARA QUE NÓS, OS ALUNOS DO CURSO DEPOLÍMEROS DO CETEP BELFORD ROXO TENHAMOS AS MESMAS CONDIÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE CONSTRUÇÃO CIVIL????
EM RESPOSTA A SENHORA DÉBORA ME DISSE:
QUE ANOTOU A SUGESTÃO E, COMO SEMPRE, VAI ENCAMINHAR A DIREÇÃO DA FAETEC PARA QUE ELES POSSAM RESOLVER.
MEU COMENTÁIO:
FICA SUGESTÃO PARA SER COBRADA MAIS TARDE.
MINHA OPINIÃO GERAL:
PERCEBO QUE ESTOU TRABALHANDO SOZINHO NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA NÓS, OS EGRESSOS DO CURSO E DO CETEP. ENTENDO QUE HÁ A NECESIDADE DE ALGUEM MAIS VIR SE MOVIMENTAR COMIGO NESSA BUSCA DE SOLUÇÕES.
UM FATO QUE DEMOSTARÁ ISSO É QUE FOI CONVOCADO UMA REUNIÃO COM TODOS NÓS, OS ALUNOS, E A DIREÇÃO DO CETEP E MAIS A PROFESSORA LUCIENE, COORDENADORA TÉCNICA E ÚLTIMA REMANESCENTE DA DIREÇÃO DO CURSO, PARA O DIA 8 DE AGOSTO E, COM CEERTESA, NÃO HAVERÁ CORUM COM NÚMERO SUFICIENTE DE COLEGAS PARA DELIBEAREM SOBRE AS NOSSAS NECESSIDADES. CERTO É QUE COMPARECERÃO SOMENTE AQUELES QUE DE PRAXE SEMPRE VEM, MAS PORQUE SÃO DE TÃO PERTO QUE NÃO HAVERÁ MOTIVOS PARA NEGAREM-SE AO COMPARECIMENTO.
SOMOS 41, MAS DE CERTO A MÉDIA DE CMPARECIMENTO É DE DEZ A DOZE, NO MÁXIMO, POR REUNIÃO. ASSIM NÃO PODEREMOS PRECIONAR A DIREÇÃO A NOS DAR SATISFAÇÕES E NEM A CEDER EM NOSSOS DIREITOS. ALGUNS ACEITAM A ESMOLA OFERECIDA PARA SE LIVRAREM DOS PROBLEMAS. OUTROS LASTIMAM E DEIXAM ROLAR PRA VER O QUE VAI DAR. ESTÃO ERRADOS, POIS, O HOMEM QUE NÃO LUTA PELOS SEUS DIREITOS NÃO MERECE POSSUI-LOS. EU MEREÇO E EM DOBRO, PORQUE LUTO PELOS MEUS E PELOS DIREITOS DE OUTRAS PESSOAS. ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO, MAS SE SÓ UM REMAR, O BARCO NÃO SAI DO LUGAR.
AGUARDO OS QUARENTA NA REUNIÃO, MESMO SABENDO QUE TEMOS ALGUEM COM PROBLEMAS E QUE NÃO PODERÁ IR, MAS, DEPOIS LIGARÁ PARA SABER COMO FOI A REUNIÃO.
PENSEM BEM NISSO.
O ADMINISTRADOR DE PROBLEMAS
DO CURSO TÉCNICO EM POLÍMEROS
.
.
.
---
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro Amigo. Poste seus comentários. Ele é importante para que saibamos o seu pensamento e possamos corrigir possiveis erros.