Ensino médio técnico é a “bola da vez”
ESSE TEXTO FOI EXTRAIDO DO SITE DA TRIBUNA DO SUDOESTE
( http://www.tribunadosudoeste.com.br ) E VEM BEM A CALHAR COM A SITUAÇÃO ATUAL DOS FORMANDOS DO CURSO TÉCNICO EM POLÍMEROS DO CETEP BELFORD ROXO DA FAETEC.
******************************
“Avaliação nacional mostra que cursos técnicos de nível médio encurtam caminho para o mercado de trabalho. Mas especialista adverte que apenas formação técnica não basta aos jovens
A cada dia que passa, os jovens brasileiros entram mais cedo no mercado de trabalho. Geralmente são movidos ou por necessidades pessoais ou pela busca de autonomia financeira.
Mas para os alunos do Ensino Médio regular surge, nessa hora, um entrave: a falta de formação específica. Por isso uma das saídas encontradas por muitos estudantes tem sido os cursos técnicos profissionalizantes, que podem ser feitos paralelamente ao Ensino Médio ou até em conjunto.
No último dia 29, a Fundação Itaú Social apresentou o resultado de um estudo que estimulará ainda mais esse interesse dos jovens. De acordo com o consultor Naércio Aquino Menezes Filho, autor da pesquisa, quem opta pelo Ensino Médio profissional tem um salário 12,5% maior em relação aqueles que cursam apenas o nível médio regular.
E se o ingresso no mercado for imediatamente após a conclusão do curso, esse índice sobe para 19,5%. Os dados foram apresentados durante o Seminário de Avaliação Econômica de Projetos Sociais, realizado pela Fundação em parceria com a Secretaria Estadual da Educação.
A diferença
Com base nesse levantamento, Menezes Filho ressaltou que o Ensino Médio profissional passou a ser visto pela população jovem de baixa renda como uma excelente alternativa. Por isso, na opinião do consultor, é preciso investir mais nessa modalidade de ensino.
“Não podemos subestimar o impacto do Ensino Médio profissional. Para o jovem que busca uma vaga no mercado, isso faz muita diferença”,analisa.
Que os cursos técnicos são bons e abrem portas no mercado ninguém duvida. Mas será que o Ensino Médio Profissional basta como formação?
Para a pedagoga e pró-reitora de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC), Nilva Schroeder, é preciso tomar muito cuidado ao se atribuir a solução de todos os problemas somente ao Ensino Médio Técnico.
“Essa modalidade não pode ser o fim da formação do aluno. Os jovens precisam ter consciência de que só o curso técnico não basta. Ele tem que ampliar o seu conhecimento e estar sempre em busca de mais qualificação”,alerta.
Na opinião de Nilva, a formação profissional não pode ser diferente da “formação de conteúdo”.
A pedagoga catarinense também destaca que se faz necessário pensar a Educação profissional e tecnológica como política pública, que atenda o bem comum e que não se limite a formar pessoas com apenas conhecimentos técnicos.
De acordo com a avaliação da Fundação Itaú, 8 milhões de pessoas hoje estão matriculadas no Ensino Médio regular. Desse total só 700 mil estão em cursos profissionalizantes.
****************************
COMO PODEM OBSERVAR, OS ESTUDOS E AS PESQUISAS NESSA ÁREA, MOSTRAM QUE ESTAMOS PERDENDO DESDE 2008 QUANDO NOS FORMAMOS. MAS, QUEM ASSUME ESSA CULPA PELOS NOSSOS PREJUIZOS??
DE QUE ADIANTA TANTA FORMAÇÃO SE OS GESTORES DA SITUAÇÃO EDUCACIONAL TÉCNICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NÃO APOIAM AS PRÓPRIAS ATIVIDADES E SÓ FAZEM O QUE LHES DÃO VANTAGENS (eleitoreira)???
TA NA HORA DOS ORGÃOS DE FISCALIZAÇÃO DESSES POLÍTICOS VIRAREM A MESA E OS FISCALIZADORES SÃO O POVO.
PELO QUE SEMPRE DIVULGO E MOSTRO, ATRAVEZ DOS FATOS, A CULPA É DE DOIS HOMENS APENAS. O SR. GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E DO SR SECRETÁRIO DE CIENCIA E TECNOLOGIA DO MESMO ESTADO. DANDO NOMES AOS BOIS; SR. SERGIO CABRAL FILHO E ALEXANDRE CARDOSO.
PARA RECUPERAR OS PREJUIZOS FINACEIROS, PODEMOS IMPETRAR AÇÃO JUDICIAL PLEITEANDO INDENIZAÇÃO PECUNIÁRIA, MAS PARA O TEMPO QUE PASSOU....
TEMPO NÃO VOLTA ATRÁZ. EM 2008 NÓS TINHAMOS TRES ANOS A MENOS E A POLÍTICA EMPREGATÍCIA ERA OUTRA. AGORA, TUDO FICA MAIS DIFICIL.
A ASSOCIAÇÃO DOS TÉCNICOS EM POLÍMEROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CONTINUA NA LUTA EM BUSCA DE3 SOLUÇÕES PARA O NOSSO PROBLEMA.
DOM PAULO DE BEL
EDITOR DA
ASSOCIAÇÃO DOS TÉCNICOS EM POLÍMEROS
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
TRABALHANDO POR VOCÊ
NA LUTA PELOS PROFISSIONAIS POLIMÉRICOS
e-mail para contatos
POLÍMEROS, SUBSTITUINDO O METAL,
VIDRO E CERÂMICA NO MUNDO MODERNO
.
.
.
---
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro Amigo. Poste seus comentários. Ele é importante para que saibamos o seu pensamento e possamos corrigir possiveis erros.